Dinâmicas de Grupo

dinamicas

Vai e Vem

Objetivo: Ajustar o ritmo individual ao coletivo, criando coreografias que vão se complementando. Respeito e Paciência com o tempo e execução do movimento do outro. Adaptabilidade do ritmo individual ao coletivo. Alegria na realização do Jogo-dança e na construção do brinquedo que estimula e auxilia na superação de limites.Mínimo de Participantes: 08Máximo de Participantes: 40

Duração: 20 minutos para a confecção do brinquedo e 30 minutos para a dinâmica.

Material Necessário: Espaço amplo ( vazio ), onde os grupos possam brincar com o Vai e Vem e também formar um grande círculo para dançar.

Garrafas PET

Argolas coloridas

Corda de nylon

Fita durex colorida

Procedimento:

Dinâmica para formação de duplas:

1.Cartões com palavras em pares:

Os cartões são espalhados pelo chão, bem separados um do outro e com a palavra escrita virada para baixo.

Ao som da música apresentada o grupo caminha por entre os cartões observando a melodia e o movimento rítmico sugerido pela mesma.

Ao sinal combinado, cada um pega o cartão que está mais próximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem cartões com palavras iguais.

2.Construção e decoração do brinquedo – Vai e Vem

Cortar as garrafas aproximadamente 17cm a partir do gargalo.

Unir as duas partes do gargalo encaixando-as uma por dentro da outra

Passar as duas cordas de nylon pelos gargalos

Amarrar em cada extremidade das cordas de nylon uma argola plástica

Decorar com fita durex colorida

3.Experimentando o Brinquedo

Cada dupla brinca, descobrindo diferentes possibilidades de movimentar o brinquedo.

4.Jogando em grupo

Após algum tempo de exploração do brinquedo, ao sinal combinado, os grupos vão se juntando até que se forme 3, 4 ou 5 grupos.

5.Criando coreografia

O focalizador determina um tempo para que cada grupo crie uma coreografia para ser apresentada.

6.Coreografia Coletiva

Cada grupo, após sua apresentação, escolhe um dos movimentos de sua coreografia para compor a coreografia coletiva – todo o grupo dança.

7.Roda de reflexão e avaliação do processo.

Dicas:

Estimular o grupo a utilizar diversos materiais na construção do brinquedo.

Este jogo pode ser construído por crianças a partir de 6 anos, desde que as garrafas já estejam cortadas.

O tempo de exploração do brinquedo e da realização do Jogo-dança, dependerá da motivação do grupo.

A música pode estar permeando a atividade desde o início, para que a mesma vá sendo aos poucos internalizada.

 

      Sentar em grupo

Objetivo: Perceber a importância e a força do trabalho em equipe e da cooperação.

Mínimo de Participantes: Este jogo atinge bons resultados com grupos acima de 15 pessoas.

Máximo de Participantes:

Duração: 15 minutos

Material Necessário: sala grande, quadra ou ao ar livre.

Procedimento: Peça para que os participantes em pé formem um círculo voltados para dentro dele. Agora pede-se que todos virem para a direita, de modo que cada um fique de frente para as costas do colega, como numa fila circular. Cada um deve juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega á sua frente, colocando as mãos na cintura dele;

O facilitador contará até três pausadamente, e as pessoas devem senta-se nos joelhos de quem está atrás, vagarosamente. Todos ao mesmo tempo;

Se alguém perceber que vai perder o equilíbrio deve comunicar ao grupo, imediatamente. Tentar várias vezes até que consigam atingir o objetivo.

Quando houver um equilíbrio, uma coesão no grupo, o facilitador solicitará que todos soltem a mão direita e levantem para o alto. Em seguida, a mão esquerda.Finalmente pede-se a todos que coloquem a mão na cintura do colega a sua frente e, após a contagem até três, por parte do facilitador, levantam-se todos juntos, vagarosamente.Repete-se então o mesmo processo, porém de olhos fechados.

Dicas:

O grupo perceberá que o equilíbrio conjunto impede que alguém caia ao chão.
É importante distribuir as pessoas de acordo com o peso e altura proporcionais, para que possam sentar-se com tranquilidade.

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O construtor cego

Objetivo: Trabalhar com limitações, habilidades, trabalho em equipe, comunicação.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 25 minutos

Material Necessário: Cartolina, cortada em vários tamanhos e formatos, papel sulfite e papel alumínio, tesoura, durex, cola e grampeador para cada dupla. Venda para os olhos e barbante para amarrar as mãos.

Procedimento: Formar duplas, onde um representará o papel de um cego (com a venda nos olhos) e o outro ficará com as mãos atadas (amarrar as mãos para trás.).

Cada dupla deverá confeccionar um recipiente para armazenar água da chuva, imaginando-se que estão numa ilha deserta e árida e o prenúncio de um temporal se aproxima. Para isso, terão 15 minutos para a construção.

Após o tempo estipulado, invertem-se os papéis da dupla e reinicia-se a confecção de outro recipiente;

Comentários

Observações: Pode-se permitir ou não a construção completa do recipiente. Fica a critério do Diretor.

Dentro e Foraestar-por-dentro-ou-por-fora

Objetivo: Conseguir uma comunicação profunda

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 10

Duração: 40 Minutos

Material Necessário: Crachás com escritos: “1” e “2” para repartir nos grupos.

Procedimento: O coordenador da dinâmica começa com uma motivação sobre a importância da comunicação, os níveis de manifestação da personalidade, etc.
Em seguida, forma-se grupos de 8 a 10 pessoas. A metade do grupo recebe o número 1 e a outra metade, o número 2. Os números 1 serão os de dentro  e os  2 serão os de fora.
Durante 45 minutos os de dentro falarão sobre “ que imagem tem de mim mesmo”. Enquanto isso, os de fora devem escutar com atenção.
Depois, dá-se 45 minutos para que os de fora falam sobre “que imagem creio que os demais tem de mim” e os de dentro escutem com carinho.
Depois, separa-se os de dentro dos de fora e nestes sub-grupos e, durante 20 minutos, analisem as dificuldades que tiveram para falar e como perceberam a manifestação do outro sub-grupo e de cada uma das pessoas.
Reúnem-se novamente os de dentro e os de fora para comentar o que conversaram nos sub-grupos.

Observações: Em plenária, todos os grupos falam sobre a experiência como um todo, mas não sobre as manifestações pessoais realizadas em grupo.

Dois círculos

Motivação durante a apresentação

Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.

Mínimo de Participantes: número par de pessoas

Máximo de Participantes: 0

Duração: 25 minutos

Material Necessário: uma música animada, tocada ao violão ou com gravador.

Procedimento: formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas. Quando começar a tocar a música,cada círculo gira para um lado.

Quando a música para de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento.

Repete-se até que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, também, misturar as pessoas dos dois círculos para que mais pessoas possam se conhecer.

Comentários.

 

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Objetivo: Trabalho em equipe e avaliação de processos focando em resultados.

Número de Participantes: Não há limites

Material Necessário: 5 bolas.

Procedimento:

  1. A bola inicia-se na contagem 1 e deve sair do jogo no número referente à quantidade de participantes (por exemplo, 38);
  2. A bola deve fazer esse caminho (1 ao 38), passando na mão de todos;
  3. A bola não pode ser passada em ponte aérea, devendo ser passada com, no mínimo, duas pessoas de distância no círculo;
  4. se a bola cair no chão, deve voltar na contagem 1;
  5. Serão colocadas no jogo 5 bolas e poderão existir várias bolas passando ao mesmo tempo. O facilitador é quem coloca as bolas no jogo;
  6. O tempo para a realização da tarefa dado pelo facilitador vai de um minuto e meio dois minutos e meio, dependendo do tamanho da equipe;
  7. São dados 20 minutos para que as pessoas possam se planejar, antes do início do desafio.

Nota: No momento do CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial) ou processamento da vivência, pode-se avaliar a equipe em três aspectos:

  • Resultado
  • Comprometimento
  • Processo

Possíveis temas a discutir:

  • Passar e receber a bola (informação X comunicação).
  • Saber ouvir e fazer-se entender.
  • Planejamento eficaz X planejamento ineficaz.
  • Estratégia compartilhada.
  • Importância de se ter foco individual, mas uma visão sistêmica para a aquisição de resultados.

 

espelhoO Espelho

Objetivo: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.

Mínimo de Participantes: 10

Máximo de Participantes: 20

Duração: 30 minutos

Material Necessário: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Procedimento: O coordenador motiva o grupo: “Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade… com quem estabeleceu íntima comunhão… que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente… Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida…” Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: “…Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida.” Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.

 

O exercício da confiança dos candidatos

Objetivo: Analisar competências dos candidatos através de sua desenvoltura para responder várias perguntas.

Mínimo de Participantes: 05

Máximo de Participantes: 15

Duração: 50 minutos

Material Necessário: Papel, lápis ou canetas

Procedimento:

1) Reunir os candidatos em uma sala ampla e arejada;

2) Fazer uma introdução do exercício, falando sobre a descoberta pessoal e a importância da dinâmica;

3) Distribuir para cada participante um papel com perguntas para serem respondidas de forma oral. Exemplos de questões:

Você gosta do seu nome? Qual seu hobby? Qual país que você gostaria de conhecer? Se você fosse presidente da república, qual seria sua meta prioritária? O que lhe aborrece? Qual emoção mais difícil de controlar? Quais atividades que você participou quando estudante? Quais são seus maiores receios em relação à vivência em grupo?

3) Cada candidato lerá a pergunta e responderá sinceramente;

4) Finalizar com um debate sobre o que foi praticado.

No final, analisar qual candidato ou candidatos que melhor se enquadram no perfil da empresa.